sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

bons ventos em terras paraibanas


Duas iniciativas bastante interessantes tomam corpo na Paraíba neste início de ano. Iniciativas que favorecerão a abertura de espaços e processos de articulação entre pessoas envolvidas na produção artístico-cultural no Estado, e uma divulgação mais ampla de eventos e de obras, fortalecendo a produção local. Uma, consiste na criação do blog Artistas PB pelo poeta Lau Siqueira, que justificou a iniciativa da seguinte maneira em seu blog:


Recentemente, em conversa informal com os amigos Milton Dornellas, Pedro Osmar, Déa Limeira e Fernanda Svendsen, concordamos que alguns assuntos culturais não chamam a atenção da mídia e a divulgação fica bastante restrita. Com o objetivo de ‘quebrar o gelo’ criei o blog ARTISTAS PB para dar visibilidade para algumas atividades que não interessam muito aos jornais e TVs. Para minha surpresa, em menos de 48 horas o blog já contava com mais de 400 visitas, a grande maioria aqui mesmo da Paraíba. Espero que possamos cumprir um belo destino com o blog ARTISTAS PB.”

O grupo, articulado em torno do blog, apresenta-se como um grupo de militantes da cultura, residente na Paraíba, interessado “em promover as diversas ações culturais que acontecem no Estado ou que se refiram a artistas ou promotores culturais da terra de Augusto dos Anjos. O que não aparece na mídia você poderá encontrar aqui. Seja parceiro ou parceira desta idéia.” (www.artistaspb.blogspot.com)

A outra iniciativa está focada mais especificamente na produção literária, e consiste na criação do grupo Caixa Baixa. O grupo surgiu por iniciativa dos escritores Roberto Menezes, Jairo César e Bruno Gaudêncio e “pretende ser um círculo intelectual que visa criar um espaço privilegiado de trocas de experiências entre escritores, permitindo assim uma maior integração através da produção de eventos, publicações em sites, revistas e antologias, bem como permitindo a divulgação de informações atualizadas sobre o universo literário em geral, notadamente no estado da Paraíba.” Diz informe difundido.

Se o blog Artista PB surge a partir da percepção de um conjunto de artistas radicados na Paraíba, de que a mídia local limita a divulgação de eventos e obras, com uma postura seletiva criticável que prejudica a produção local; o grupo Caixa Baixa surge, da mesma forma, de uma percepção crítica de existência de limites que são impostos à divulgação/produção/publicação de obras no campo literário paraibano, principalmente ao escritores que estão iniciando suas incursões neste campo. O nome do grupo, de acordo com seus organizadores, resulta exatamente desta característica, dizem: “a nomenclatura, originalmente retirada da terminologia tipográfica, brinca com os 'lugares de marginalidade' ocupados pelos escritores em início de carreira dentro do 'campo literário local'”.

Trincheiras abertas!
Sorte imensa, vida longa, ânimo redobrado, é o que desejo às iniciativas!

Nenhum comentário: