sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

TEXTO do POETA ANDRÉ RICARDO AGUIAR sobre o SEM LUGAR

UM RIO SÓ MARGEM

Poesia tem seus lugares. Calha de ser no espaço que o poeta elege, mas atenção: esta eleição é uma escolha pelo precário, porque toda linguagem que se eleva a uma exceção toca-se por este signo. O poeta mesmo simula, do lugar nenhum o seu algo precioso: dizer este mesmo precário com a melhor das más intenções. O mau/bem intencionado aqui em questão é Vamberto Spinelli Júnior com o seu Sem lugar, premiado e editado pela Editora Universitária. É uma voz que já começa segura na lírica paraibana, dando-se ao luxo de estabelecer uma pequena obra que dialoga por dentro. Avança como pode, poema a poema. E deixa claro desde a entrada: onde moro ninguém / mora. O índice que usa é a desinência “des”. Lembrando o axiomático “desfazer é melhor que tecer” de Orides Fontela.

Essa consciência da falta perpassa a maior parte dos poemas. O sem lugar da existência também é o estatuto da não-herança, da não-identidade. O que é possível se agarrar a algo está mesmo no desespero calmo, a seco. O tempo que se evapora no sintomático “.casa de vapor”:


ontem morei
100 dias na minha velhice

hoje não me permito
alterar minha infância
nos próximos 30 segundos

O livro trata desse abuso da carência existencial com relativo senso epigramático. Vamberto diz com frases e imagens sem rodeios, quase descarnadas. É óbvio que o projeto soa coerente. Sobretudo nas lições intertextuais em que, mesmo vacilantes em alguns momentos, cria estratégias à beira do excessivo uso, mas ainda valida pelo senso de construção – o que é raro na maior parte das estréias. Nota ironia e o uso do trocadilho (cuidado, parcimônia também é arte!) ao gosto do público. Mas dá o salto e assume:

.para sui e cida

de tanto morrer antes
foice veloz no pescoço
de vez


Na segunda parte, “.existir”, o arco vai da matéria da vida à metalinguagem, dialogando ao deus-dará com temas caros e precedentes. Vamberto se detêm mesmo nesses pequenos temas que, no conjunto, criam uma identidade própria e que com alguma sorte, reage como densidade poética. Algumas construções chamam a novidade sem medo: “e uma maré de pernas / sem bússola”, “o homenageado não veio / / seria deus?”, “poesia: gesto extinto em si”.

Vamberto Spinelli tem muito que dizer. Nota-se por esse doar imagem, por alguma fisgada que tanto oferece o anzol quanto o puxa sem espera por peixe. Os poemas dizem os mesmos temas de sempre, mas, com muita freqüência, o ar parece lavado dentro do livro: há mescla de estratégias construtivistas com inquirições pessoanas, e volta e meia a lírica atinge aquele interrogatório volátil próprio dos que usam a poesia como espelho, mesmo que baço. O livro tem mais qualidades que defeitos e vale dizer: conquista, num terreno avaro de geografias, um lugar. Mesmo que não se possa chamar de chão, mas areia movediça. Buscar, parafraseando Fontela, é melhor que encontrar.
Este texto foi publicado no Jornal A União, em 21 de dezembro de 2007. Está disponível também em http://andrericardoaguiar.blog.uol.com.br/.

ONDE ENCONTRAR

dados do livro
editora: editora universitária/ufpb
ano: 2007
preço: R$ 10,00
nº. de páginas: 64
formato: 17 x 12

A publicação do livro resulta do Prêmio Novos Autores Paraibanos, versão 2006. Tem apresentação do poeta e jornalista Linaldo Guedes e trabalho gráfico de Mônica Câmara


onde o SEM LUGAR pode ser encontrado:

SEBO CULTURAL
Av. Tabajaras, 848 – Centro

LIVRARIA PREFÁCIO
Shopping Tambiá – Centro

ALMEIDA LIVRARIA
Shopping Sul – Bancários

LIVRARIA PARAIBANA
Campus I – Universidade Federal da Paraíba

em breve (a partir do dia 21 de janeiro) também no stand de Ely na Praça da Alegria, CCHLA, UFPB.

> também com o próprio autor
vspinellij@yahoo.com.br

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

POEMAS do SEM LUGAR


para começar deixo dois poemas


equipamentos



em termos concretos
possui somente:

sua consciência sã

sua farmácia de lexotan




inda sim



poesia: gesto extinto em si?

verso verbo arma bala?

qual seja
querer ser
poema
fissura

expostas fraturas